Redes de Franquias

A busca por informação no franchising

09/06/2014 11:48

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 23/11/2011.

 

Durante muitos anos o franchising foi abordado como um canal de distribuição, sendo uma alternativa para a expansão e disseminação dos produtos desenvolvidos pelos franqueadores.

 

Entretanto, com o aumento da informalidade no mercado de trabalho e o crescimento do desemprego, a cada ano tem sido notado o interesse de muitos profissionais em criar o seu próprio negócio. Reside neste cenário, como uma das opções, as franquias.

 

O crescimento do número de unidades franqueadas e de redes de franquias na última década retrata o comportamento mencionado anteriormente. No Brasil a ABF – Associação Brasileira de Franchising - tem se apresentado atuante desenvolvendo programas de capacitação a franqueados e franqueadores, a fim de promover uma maior capacitação profissional no ambiente do franchising.

 

Aos empreendedores interessados em adquirir uma franquia, pode parecer atraente a não obrigatoriedade de conhecimento prévio sobre o modo de operação de um negócio formatado. Por sua vez, este benefício do franchising, ao mesmo tempo que seduz muitos interessados, age como uma neblina, maquiando imperfeições de muitos franqueadores.

 

Com isso, o beneficio do know-how, da marca e do controle gerencial supostamente oferecido pode se provar como debilitado em muitas redes.

 

A necessidade de estudo, através da leitura de artigos e livros de confiabilidade são recomendações cada vez mais agregantes para a tomada de decisão no mercado de franquias.

 

Somos um país com quase 2.000 redes de franquias, escolher uma rede de franquia não é algo simples e que não deve se basear somente na argumentação da equipe de vendas de franquias.

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil