Redes de Franquias

Copa do Mundo e Franquias, quem sairá campeão?

09/06/2014 11:40

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 28/06/2011.

 

É notável a discussão presente na mídia quanto às oportunidades de crescimento que serão geradas no Brasil em decorrência de dois grandes eventos esportivos a serem sediados em nosso país, refiro-me à Copa do Mundo e as Olimpíadas.

 

Vários segmentos de mercado e associações de empresas têm destacado as suas expectativas de crescimento em decorrência destes eventos. No caso das franquias, não é diferente, muitas redes buscam novos franqueados diante esta expectativa.

 

Entretanto, uma discussão que é deixada em segundo plano em muitas matérias em veiculação na mídia, refere-se à sobrevivência destes negócios após estes eventos. Haveria mercado para todos estes novos negócios? As margens de lucro seriam sustentadas em cada ponto de venda?

 

Há diversos fatores que indicam a prosperidade da economia brasileira, esta que vem ganhando competitividade a cada ano. Por sua vez, cabe ao interessado em adquirir uma franquia, quando persuadido sobre as oportunidades de crescimento devido à estes grandes eventos, questionar ao franqueador sobre a prosperidade de sua futura franquia.

 

Espera-se por parte do franqueador, uma demonstração coesa de potencial de mercado local e do desenvolvimento de competências da rede após estes mega eventos esportivos, em outras palavras, como a rede pode se fortalecer e não somente ganhar um mercado momentâneo com a Copa do Mundo e as Olimpíadas? 

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil