Redes de Franquias

Exportação ou Internacionalização de Franquias Brasileiras?

09/06/2014 11:39

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 20/05/2011.

 

Em matéria publicada no final de abril no jornal Valor Econômico, apresenta-se a presença crescente das redes de franquias brasileiras no exterior. Atualmente há aproximadamente 70 redes com operações internacionais, representando cerca de 700 pontos de venda fora do Brasil.

 

A presença das redes de franquias brasileiras no exterior é condizente com o papel que o Brasil tem ganhado no cenário internacional. É de se esperar que nos próximos anos sejam endossados os negócios internacionais por empresas brasileiras, assim como por redes de franquias.

 

Entretanto, cabem algumas discussões sobre as operações internacionais das redes de franquias brasileiras, especialmente aos empreendedores brasileiros interessados em adquirir estas franquias no exterior.

 

Dentre diversos questionamentos a serem feitos no momento da aquisição de uma franquia, seja no Brasil ou no exterior, é pertinente uma reflexão sobre qual o interesse da rede de franquias em estar no exterior.

 

Há uma busca pela rede de franquias por “desenvolver” um mercado internacional, muitas vezes pouco explorado? A rede de franquia busca o mercado internacional como uma estratégia para aumentar a valorização de sua marca no mercado nacional? Para estes dois questionamentos, notamos estratégias que podem atuar em conjunto ou mesmo isoladamente.

 

Em conjunto, quando a rede de franquias busca se desenvolver em um determinado mercado. Neste caso, a rede faz investimentos intensivos, visando se expandir e desenvolver produtos particulares para estes mercados, aumentando gradativamente a sua participação. Consequentemente, há também um trabalho conjunto para valorização da marca no mercado brasileiro, por ser uma rede internacional.

 

O outro questionamento reflete uma escolha por pequenas operações internacionais, sem grande comprometimento pela rede de franquias em alterar os seus produtos e serviços para o mercado internacional. Sendo mais uma estratégia para divulgação no Brasil referente à sua presença internacional.

 

Aos franqueados interessados em adquirir uma franquia brasileira no exterior, cabe um estudo detalhado quanto às pretensões e ao comprometimento da rede neste mercado internacional. Redes com pouco comprometimento, limitando-se a exportações, podem comprometer a performance do franqueado.

 

Por sua vez, as redes engajadas em processos de internacionalização, com planos para desenvolvimento dos mercados internacionais podem ser boas oportunidades de negócios aos franqueados.

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil