Redes de Franquias

Formatos de pontos de vendas em franquias para Shopping Centers

09/06/2014 11:49

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 03/02/2012.

 

Iniciamos o primeiro texto de 2012 envolvendo uma discussão sobre formatos de ponto de venda em Shopping Centers adotado por franquias. Dado o cenário de escassez de pontos de vendas disponíveis, alternativas como quiosques e o desenvolvimento de lojas menores têm tomado a atenção cada vez maior pelas redes de franquias.

 

Os quiosques são uma alternativa corrente, que tem chamado a atenção de muitas redes que operavam tradicionalmente em lojas de shopping. A questão que paira neste caso, é se o layout do quiosque é conveniente para o tipo de produto a ser vendido. Em outras palavras, se o consumidor, sente-se a vontade em experimentar e adquirir os produtos nestes locais. A experiência bem sucedida de redes de óculos e acessórios como a Chilli Beans, servem como marco para as redes que buscam este formato.

 

A situação das lojas âncora e semi-âncora são confortáveis aos varejistas, pois tendem a pagar 1/3 do valor de aluguel por metro quadrado que as lojas satélites. Entretanto, poucos varejistas têm o privilégio de estarem nesta posição. A grande maioria, enquadrada como lojas satélites possuem a pressão em otimizar o espaço em suas lojas, a fim de gerarem remunerações mais atraentes aos seus proprietários e franqueados.

 

O desenvolvimento de layouts atrelados a novos conceitos de atendimento passam a ser necessários às lojas satélites. Modelos de lojas em que seja possível apresentar todo o mix de produto, sem precisar necessariamente de apoio constante do vendedor para explorar os produtos da loja tornam-se imperativos.

 

Um exemplo, de uma rede que tem sido bem sucedida na aplicação de conceitos de “Visual Merchandising” é a “Nicoboco”. Os resultados destas reformulações geraram a otimização do espaço nas lojas em cerca de 32%, lojas que precisavam de pelo menos 50 metros quadrados passaram a operar com 32 metros quadrados.

 

Como se observa, as inovações em franquias vão além do desenvolvimento de produtos, residindo na formatação de negócios e o desenvolvimento de pontos de vendas a geração de vantagens competitiva a serem exploradas pelos franqueadores. 

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil