Redes de Franquias

Franquias Brasileiras: A Marca na Internacionalização

19/10/2018 11:02

É com grande satisfação que o Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da ESPM, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apresenta o quinto volume da série Internacionalização das Franquias Brasileiras. O tema vem sendo estudado desde 2010, com a publicação do primeiro volume, também conhecido como “Livro Verde”.

 

Este estudo foi desenvolvido entre os meses de abril a outubro de 2018, e representa uma continuidade da parceria firmada por intermédio do Presidente da ABF Altino Cristofoletti Junior, com a participação da Diretora de Educação e Inteligência de Mercado Angela Manzoni, da Gerente de Inteligência de Mercado Vanessa Bretas, do Gerente de Projetos Internacionais Bruno Amado, e da Analista de Inteligência de Mercado Gabriela Casari. E na ESPM, por intermédio da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu Cristina Helena Mello, além dos autores: Thelma Rocha; Eduardo Spers; Felipe Borini; Mário Ogasavara; Pedro Melo; Vanessa Bretas e Adriana Camargo.  

 

Em novembro de 2011, o Grupo de Estudos de Internacionalização das Franquias Brasileiras (IFB) foi registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este é formado por professores-doutores de diversas instituições: Pedro Melo, do PPGA-UNIP e PUC-SP, e os professores da ESPM Thelma Rocha, Eduardo Spers, Felipe Borini, Mário Ogasavara, a doutoranda Vanessa Bretas e a doutora Adriana Camargo. E neste ano contribuíram com a coleta de dados: Erick Andrade; Andrea Lanfranchi; Patricia Kurek; Renata Delgado; Reynaldo Cunha e Alexandre Cantoni, que contribuiu em especial com as entrevistas da sua dissertação (Cantoni, 2016).

 

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com gestores responsáveis pela internacionalização das redes de franquias, e um grupo focal na ESPM em maio de 2018.

 

Além da introdução, este livro está dividido em seis itens. No segundo, são apresentados aspectos associados à internacionalização das franquias brasileiras, no terceiro, aborda-se uma visão mais conceitual sobre a construção da marca, gestão da marca e o papel da marca no Franchising, além dos modos de governança no Franchising. No quarto item, apresentam-se os resultados do estudo, no quinto item algumas recomendações, e, por fim, no item seis são apresentadas as considerações finais.

 

Agradecemos a valiosa colaboração das franquias que participaram da coleta de dados, tanto das entrevistas em profundidade quanto do grupo de foco. Sem a disponibilidade destas pessoas, responsáveis pela internacionalização, este trabalho não seria possível.

 

Agradecemos também ao Marketing da ESPM na figura de Bruna Valera, Laura Pimenta e Amanda Silva; a Secretaria do Stricto Sensu representada por Liliane Almeida, Jocilene Melo, Rossana Orte Andre, que nos ajudaram com os livros no curto espaço de tempo, e em especial a empresa RSPRESS na figura de Caroline Rodrigues, Leonardo Arantes e Lucilene Oliveira que cuidaram da diagramação com rapidez e carinho, desde 2012.

 

Agradecemos a Deus que nos permitiu concretizar mais este estudo.

Desejamos a você uma boa leitura!    

Autores

 

 

ESPM Franquias 2018.pdf (3003499) 

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil