Redes de Franquias

Qual franquia devo escolher, a de maior retorno financeiro?

09/06/2014 11:21

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 11/10/2010

 

Sinceramente, esta é uma resposta difícil de ser respondida, pois não se trata de algo tão simples, e antes de tudo, requer a análise de um investimento, como tantos outros. O que leva em consideração o perfil do empreendedor.

 

Uma das primeiras atitudes das pessoas interessadas em adquirir uma franquia é examinar a taxa de retorno do investimento e em muitos casos, recorrer a marcas já conhecidas. Entretanto, pergunto se somente estes aspectos devem ser considerados como fundamentais para a escolha de uma franquia?

 

Conversando com franqueadores noto que o dilema que estes enfrentam não é muito diferente destas questões que mencionei acima. Pessoas interessadas em adquirir franquias, com disponibilidade financeira para o investimento, entretanto com um baixo entendimento do funcionamento de um sistema de franchising.

 

A pessoa interessada em adquirir uma franquia deve refletir sobre algumas questões. Adiante pontuo questionamentos que devem estar presentes nesta análise:

 

- O ganho financeiro, deve ser considerado como um fator importante na escolha da franquia, porém deve ser levada em consideração a natureza de cada tipo de franquia. A exemplo de fast foods, que tendem a ter poucos picos de venda durante o ano, apresentando vendas homogeneizadas. Ao contrário de franquias de cosméticos e perfumaria que dependem de datas comemorativas para o aumento das vendas. O interessado na compra de uma franquia deve ter consciência do retorno anual e mensal de determinada franquia, não somente o mensal.

 

- A disponibilidade para dedicação ao dia a dia, por mais que se tenha o suporte do franqueador, o franqueado possui responsabilidades no controle de sua franquia. Seguindo o exemplo acima, deve ser levada em consideração pelo interessado a compra de uma franquia, se a disponibilidade para cuidar desta franquia cabe em sua agenda de compromissos. Aqueles que procuram franquias de fast food, certamente escutaram do franqueador que trata-se de um negócio que exige uma maior atenção do franqueado, envolvendo trabalho em finais de semana e feriados.

 

- A identificação com o negócio é de suma importância. Não é por acaso que vemos casos de sucesso de empreendedores que conseguem prosperar em seus negócios, por acreditarem e sentirem prazer na atividade que empenham. No segmento de franchising, isto também é válido aos franqueados.

 

- Afinidade com o franqueador, pode ser considerada um dos aspectos mais importantes em um sistema de franchising. O franqueador é o responsável pela gestão da rede de lojas, e pelo investimento em tendências na rede, guiando estrategicamente o negócio. Atitudes oportunistas como cobrança de taxas abusivas e carência de suporte aos franqueados pode gerar conflitos entre franqueador e franqueado. Por isto, é importante conversar com pessoas que já possuam franquias da rede em que você tem o interesse em adquirir. Procure saber sobe a postura do franqueador com os franqueados.

 

Por fim, mas não menos importante, tenha sempre em mente da relação existente em um sistema de franchising, tópico da mensagem da quinzena anterior. Não confunda uma franquia como uma máquina que funciona automaticamente, será preciso a atenção do franqueado, até mesmo para que se possa cobrar do franqueador aquilo que este lhe prometeu ao vender a franquia.

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil