Redes de Franquias

Redes internacionais recém chegadas ao Brasil, bons negócios?

09/06/2014 11:45

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 05/09/2011.

 

O mercado internacional de franquias tem prospectado oportunidades no Brasil, o motivo principal destes planos de expansão envolve tanto a retração econômica vivenciada pelos EUA e Europa, como o aumento do poder de consumo do mercado brasileiro.

 

Há poucos meses a rede Quiznos, uma das principais concorrentes da Subway, havia anunciado o seu plano de expansão para o Brasil. Nas últimas semanas, mais uma rede americana – Beef 'O' Brady's - anunciou o seu interesse em abrir unidades no Brasil. A rede com origem na Flórida e com cerca de 220 unidades, Beef 'O' Brady's pretende instalar lojas piloto antes de comercializar as franquias nos próximos anos.

 

Estas redes contribuem para o aumento do nível da competitividade entre as redes de franquias nacionais, que hoje representam mais de 90% do mercado de marcas de franquias no Brasil. Uma das contribuições ao mercado brasileiro vêm com modelos de franquias inovadoras ao mercado nacional, seja com novos produtos ou mesmo com layout de lojas.

 

A marca internacional pode contribuir para a atração de consumidores e franqueados, desde que acompanhada de um plano de divulgação de produtos, especialmente quando se tratam de refeições desconhecidas ao mercado nacional.

 

Entretanto, estas redes conseguem transmitir uma maior confiança aos franqueados quando em parceria com máster franqueados e com firmas de consultoria em frachising com respaldo no mercado nacional. Estas parcerias auxiliam na implementação do plano de expansão e sobretudo na escolha pelos segmentos de mercado presentes no Brasil.

 

Escolher um país para operação internacional é somente um dos passos de uma serie de desafios a serem enfrentados. Especialmente no Brasil, por sua dimensão continental, que proporciona a constituição de culturas locais com traços característicos, a escolha por certa localidade necessita do auxilio de especialistas locais para seleção dos mercados.

 

Temos marcas nacionais de grande respaldo no mercado brasileiro, fato este que não deve ser subjugado pelas redes internacionais e pelos franqueados e consumidores.

 

A escolha por uma rede estrangeira recém chegada pode ser uma boa oportunidade, não necessariamente pelo seu caráter inédito no país, mas pela proposta que esta rede tem com o mercado local, especialmente com as parcerias que se tem com experts locais para a sua operação e expansão.

 

Outro questionamento é se o Brasil será um país prioritário ao longo dos anos nestas operações internacionais. Caso seja visto somente como um mercado a ser operado em um momento de crise econômica no país de origem, as chances de que o desenvolvimento destas franquias seja negligenciado por este franqueador são grandes, dada a recuperação da matriz.

 

Com isso, cabem análises e questionamentos ao franqueado interessado em adquirir estas franquias. A clareza sobre o plano de expansão e sobre quais são os parceiros no Brasil remetem mais confiança, do que propriamente o caráter inovador de uma franquia.

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil