Redes de Franquias

Uma competição em diferentes níveis no franchising

09/06/2014 11:47

Publicado originalmente na coluna Franquias da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 23/10/2011.

 

Como sabemos, a história é escrita por aqueles que venceram as batalhas, entretanto, ao nos depararmos com a verdadeira trajetória dos acontecimentos, conseguimos aprender e compreender as escolhas que levaram à não consagração de um determinado público.

 

Podemos remontar casos de insucesso no franchising visando o entendimento de falhas comuns das partes envolvidas, seja pelos franqueados como pelos franqueados. Estes relatos nem sempre tomam destaque na mídia, entretanto se propagam informalmente na sociedade.

 

São freqüentes os relatos de franqueados desacreditados por suas redes, que confiaram o seu investimento em franqueadores que pouco contribuíram para o desenvolvimento de suas franquias. Em muitos casos, levando ao fechamento destas franquias e, mais ainda, ao fim das aspirações de franqueados que esperavam pelo crescimento dentro de sistema de franchising.

 

Situações em que os franqueados crentes com os benefícios proporcionados pelo sistema de franchising, adquiriram pontos comerciais pouco rentáveis, fruto de análises prospectivas de mercado incompletas pelos franqueadores. Estes que por sua vez, na ânsia de crescimento, concedem franquias, sem ponderar o relacionamento de longo prazo com os franqueados.

 

Estes fatos certamente podem acontecer em vários negócios, entretanto, quando nos deparamos com o aumento da importância do franchising no Brasil, tornando uma opção cada vez mais cobiçada pelos empreendedores, serve como um sinal de alerta.

 

As mais de 1.600 redes de franquias em atuação no Brasil podem ser vistas analogicamente como 1.600 nações. Assim como os cerca de 200 países existentes no mundo, estes possuem diferenças em seus graus de desenvolvimento e no nível de confiança que remetem aos investidores.

 

Da mesma forma, as redes de franquias possuem diferentes níveis de desenvolvimento dos seus padrões, poder de marca e know-how de atuação no varejo. Optar por uma marca em específico requer uma análise particular sobre esta rede.

 

Devemos distinguir as redes de franquias, entre aquelas que simplesmente operam no sistema e as redes que possuem competência para atuação sob o sistema de franchising.

 

Esta distinção não é simples, pois envolve competências gerenciais e inteligência de mercado por parte das redes de franquias. Ao franqueado, reside o exame cuidadoso sobre o histórico de vida dessas redes e a expectativa (visão) que estas redes possuem sobre os próximos anos.

Pesquisar no site

Contato

Pedro Lucas de Resende Melo São Paulo/SP - Brasil